Professor Milton Divino Muniz nos deixou

29/03/2021 09:12

Caros colegas
É com o mais profundo pesar e tristeza que recebemos hoje a notícia do falecimento do Prof. Milton Muniz, com quem muitos dos colegas tiveram a oportunidade de conhecer e conviver.
O Professor Milton Muniz faleceu neste domingo, 28 de março, de Covid-19, doença que contraiu poucos dias antes de ter a oportunidade de receber a vacina.
O Prof. Milton Muniz estudou História Natural, na Graduação. Fez seu mestrado e doutorado em Genética. Lecionou no Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética por 32 anos. Foi casado com a também professora aposentada da UFSC, Elza Costa Netto Muniz.
Após sua aposentaria, com seu imbatível espírito de liderança, foi uma constante no Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical), tendo sido seu presidente entre 1997 e 1998.
Para os que tiveram a oportunidade de conviver com o Prof. Milton Muniz, ficarão sempre as boas lembranças de seu espírito alegre e incentivador. Seu riso e alegria cotidianos aliados aos conselhos e orientações precisas e esclarecedoras, muitas vezes serviram para amenizar as muitas dificuldades enfrentadas na instituição e nortear o caminho a seguir pelos neófitos e até mesmo os docentes mais experientes.
A Centro de Ciências Biológicas e seus Departamentos de Ensino solidarizam-se com a família, os colegas e incontáveis amigos do professor Muniz neste momento de luto.
Parafraseando Rubem Alves, creio que fica uma lição do que podemos extrair de pessoas extraordinárias como foi o Prof. Milton Muniz: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…”
Prof. Marcio Alvarez da Silva