
Caros colegas
É com o mais profundo pesar e tristeza que recebemos hoje a notícia do falecimento do Prof. Milton Muniz, com quem muitos dos colegas tiveram a oportunidade de conhecer e conviver.
O Professor Milton Muniz faleceu neste domingo, 28 de março, de Covid-19, doença que contraiu poucos dias antes de ter a oportunidade de receber a vacina.
O Prof. Milton Muniz estudou História Natural, na Graduação. Fez seu mestrado e doutorado em Genética. Lecionou no Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética por 32 anos. Foi casado com a também professora aposentada da UFSC, Elza Costa Netto Muniz.
Após sua aposentaria, com seu imbatível espírito de liderança, foi uma constante no Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical), tendo sido seu presidente entre 1997 e 1998.
Para os que tiveram a oportunidade de conviver com o Prof. Milton Muniz, ficarão sempre as boas lembranças de seu espírito alegre e incentivador. Seu riso e alegria cotidianos aliados aos conselhos e orientações precisas e esclarecedoras, muitas vezes serviram para amenizar as muitas dificuldades enfrentadas na instituição e nortear o caminho a seguir pelos neófitos e até mesmo os docentes mais experientes.
A Centro de Ciências Biológicas e seus Departamentos de Ensino solidarizam-se com a família, os colegas e incontáveis amigos do professor Muniz neste momento de luto.
Parafraseando Rubem Alves, creio que fica uma lição do que podemos extrair de pessoas extraordinárias como foi o Prof. Milton Muniz: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…”
Prof. Marcio Alvarez da Silva
Na tarde de terça-feira (09/03/2021) foi realizada por videoconferência a cerimônia de formatura dos alunos do Curso de Graduação em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC). Colaram grau os alunos da modalidade presencial, períodos diurno e noturno, referente ao primeiro semestre de 2020. O evento foi presidido pelo Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, Prof. Sebastião Roberto Soares representando o Reitor Ubaldo Cezar Balthazar.
Os professores Renato Hajenius Aché de Freitas e Glauber Wagner foram Paraninfo e Patrono, respectivamente, dos formandos de Bacharelado e Licenciatura. Participaram da mesa de cerimônia o Diretor do Centro de Ciências Biológicas Prof. Alexandre Verzani Nogueira e o Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Biológicas Prof. Carlos Roberto Zanetti.
Karoline Almeida foi a formanda que conduziu o juramento e o formando Júlio Cesar Kehrwald foi o orador das turmas. As alunas homenageadas foram Natália Machado Gutierrez do período diurno e Monique Coelho Bion do período noturno. Foram homenageados os professores Renato Hajenius Aché de Freitas, Glauber Wagner, Mayara Krasinski Caddah e Evelise Maria Nazari.
A Direção do CCB muito se orgulha de seus alunos e deseja sucesso aos Bacharéis em Ciências Biológicas Adilson Feldhaus Junior, Ana Carolina Minussi Rama, Bruna Bittencourt Winter, Gabriel Cipriani, Karoline Almeida Lima, Laura Menegatti Bevilacqua, Lucas Caio Siqueira, Natália Machado Gutierrez e Poliana Kominkiewicz Lanzzarin e aos Licenciados em Ciências Biológicas Carolina Luiza de Quadros, Gabriel Machado Mattos, Julio Cesar Kehrwald, Sophia Cassol, Bernardo Haas Abreu, Bianca Luise Teixeira, Camila Resende Ayroza, Eduardo Maciel Osório de Freitas, Francis Pereira Dias, Gabriel Vaisan Castro, Jaime Nunes Leal, Jeferson Dubaj Marques, Lucas Feltz de Faria e Monique Coelho Bion.



