UCAD – Unidade de Conservação Ambiental Desterro

A Unidade de Conservação Ambiental Desterro (UCAD) encontra-se localizada na região central da Ilha onde está Florianópolis. A área apresenta uma diversidade de comunidades biológicas, abrigando animais e vegetais nativos. Além da vegetação exuberante e beleza cênica, a área é formada por morros e montanhas com inestimáveis recursos hídricos. Suas inúmeras nascentes e lençóis freáticos dão origem a duas bacias hidrográficas localmente importantes, a do Saco Grande e a do Ratones.

Figura 1: Alguns exemplares da fauna e da flora da Unidade.

Originalmente o Estado possuía cerca de 90% de seu território coberto por florestas. A UCAD representa 1,2% de toda área de floresta que cobria originalmente a Ilha e abrange morros, baixadas e encostas, totalizando mais de quatro milhões de m². Toda área da Unidade apresenta valor inestimável para o desenvolvimento de atividades voltadas às questões ambientais.                                                                                      Figura 2: Mirante da Unidade.                                                                                                                                                  Figura 3: UCAD (em vermelho).

Caracterizada por uma Floresta ombrófila densa, a Unidade apresenta formações em estágios iniciais e avançados de regeneração, mantendo resquícios de vegetação primária. Essas formações tornam-se indispensáveis para a manutenção de córregos, riachos e outros corpos d’água, atuando como reguladores do fluxo dos mananciais e responsáveis pela qualidade de vida das populações do entorno. Do ponto de vista geomorfológico, a Unidade caracteriza-se por possuir morros ao longo da costa da Ilha de Santa Catarina, com relevos de até 415 metros de altitude.

A região esteve sob domínio privado até meados de 1970 e em 1995, quando então a responsabilidade foi transferida à Universidade Federal de Santa Catarina. Idealizada e implantada pela bióloga Prof.ª Dr.ª Maike Hering de Queiroz, a Unidade, que possui extensão territorial de 491,5 hectares, foi vinculada a UFSC com o objetivo de preservar a Floresta Tropical Atlântica, permitir a realização de pesquisas, cursos e diversos programas de Educação Ambiental.

Atualmente o Centro de Ciências Biológicas é responsável pela implantação e coordenação da UCAD.

E-mails: