Centro de Ciências Biológicas realiza projeto de reciclagem

01/11/2012 13:38

Centro de Ciências Biológicas realiza projeto de reciclagem

Recicla CCB conta com reservatório de óleo de cozinha

Reciclar, conscientizar e cuidar do meio ambiente são algumas das missões do Recicla CCB. A proposta, que tem sede no bloco novo do Centro de Ciências Biológicas (CCB), é um projeto de conscientização ambiental e reciclagem de matérias. A equipe do Recicla é composta principalmente por voluntários e por ser um projeto de extensão, hoje possui apenas dois bolsistas.

São coletadas pilhas, baterias, papel e papelão, e então é dado um fim correto para esses materiais. Algumas lixeiras de coleta de papel branco foram colocadas em todas as secretárias do bloco novo, Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), Biologia Celular, Embriologia e Genética (BEG), Ecologia e Zoologia (ECZ) e Farmacologia (FMC).

A equipe de limpeza do centro auxilia na coleta de papelão, que é armazenado em containers, que ficam no último andar do prédio do MIP. Os materiais são vendidos e todo o dinheiro da arrecadação é revertido para os zeladores que fazem a separação dos materiais. A ideia é que ainda este ano o plástico também comece a ser reciclado.

Responsabilidade Social

A proposta não se restringe apenas ao âmbito universitário, envolve também a comunidade de Florianópolis. Quinzenalmente os membros do Recicla visitam escolas públicas dos arredores da UFSC para dar aulas-palestras sobre reciclagem. O objetivo é passar a reciclagem para as crianças, para que elas ensinem seus pais, para então, melhorar a sociedade.

Contentores de papel e papelão no quarto andar do prédio do MIP

A coordenadora do projeto e servidora no MIP, Chirle Ferreira afirma que é preciso o apoio e a vontade de participar da escola, pois a reciclagem é um processo contínuo, dessa forma se torna muito difícil acompanhar o processo a cada 15 dias. “As palestras têm o objetivo de passar a reciclagem para as crianças passarem para os pais, melhorando e transformando a sociedade” ressalta a coordenadora do projeto.

Breve histórico

Lixeira para coleta de papel branco na secretaria do MIP

O recicla CCB é um projeto idealizado há quatro anos por ex-alunos do curso de Ciências Biológicas da UFSC, que sentiam falta de um programa de reciclagem na Universidade e principalmente, nos departamentos ligados às ciências da vida. No início, a diretoria do centro ajudou com doação de lixeiras, contentores e containers e o laboratório de design criou os cartazes de divulgação.

A ação começou no primeiro semestre de 2009, no qual foi realizada a divulgação e conscientização dos estudantes, professores e servidores do CCB. No segundo semestre do mesmo ano, passou a contar com o apoio da Reitoria e da Companhia de Melhoramentos da Capital (COMCAP), começando assim as coletas de lixo reciclável. “O projeto está caminhando aos poucos, o certo seria atingir a UFSC inteira” Chirle Ferreira.

Daniel Lemes e Michele de Mello
Bolsistas de Jornalismo na Direção do CCB