Estudantes de Biologia participam de eventos sociais e de agricultura em Seberi – RS

28/03/2023 08:17

Ocorreu no dia 11 de março de 2023 a VI Festa da Semente Crioula e a I Feira Regional de Economia Solidária, em Seberi, Rio Grande do Sul.  Concomitante a Festa, aconteceu a 1ª Feira Regional da Economia Solidária na sede da COOPERBIO. Além de fomentar a agroecologia, o evento contou com programação durante todo o dia com palestras, debates, culto ecumênico, almoço e momento de confraternização entre camponeses e camponesas de toda a região noroeste do Rio Grande do Sul,  contando com a participação de pessoas de diversas regiões do Estado  e do Brasil.

A alimentação de sábado foi feita juntamente com os agricultores presentes e equipe de organização do evento. No domingo os estudantes organizaram sua própria alimentação na cozinha disponibilizada pelo Centro de Formação do Movimento dos Pequenos Agricultores (COOPERBIO). Os dormitórios para os estudantes pernoitarem do dia 11 para o dia 12 de março foram disponibilizados pelo Centro de Formação.

Da UFSC se deslocaram 24 alunos de diversos Cursos e dois professores  e, da região, quatro agricultores. A viagem ocorreu entre os dias 10  e 13 de março de 2023 com destino ao Centro de Formação do Movimento dos Pequenos Agricultores do Brasil – MPA, sendo ao todo 14 horas de viagem para ida e 14 horas de viagem para a volta.

Durante o evento foi possível dialogar sobre agroecologia, produção de alimentos saudáveis, biofertilizantes, educação ambiental, além de ser possível a realização de trocas de sementes Crioulas (sementes sem alterações genéticas – transgenia). Esse patrimônio biocultural de posse dos agricultores precisa estar articulado com a Universidade, bem como, assegurado em bancos de sementes  e acervos genéticos, pois estes são a segurança de um futuro sustentável e com alimentos de qualidade.

Grupo de Estudos em Educação Ambiental da Biologia – GEABio