Participação de força-tarefa da UFSC na detecção de casos de COVID-19 em SC

26/03/2020 10:33

Conforme notícia divulgada pelo gabinete da Reitoria da UFSC, informamos a participação do Laboratório de Protozoologia e do Laboratório de Virologia Aplicada (MIP/CCB) na força-tarefa conjunta para auxiliar o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SES/SC) na detecção de casos de infeção pelo coronavírus (COVID-19) a partir desta terça-feira (24/03/2020).

A força-tarefa da UFSC atuará sob a coordenação do LACEN visando contribuir na ampliação do número de amostras testadas para detectar os casos de COVID-19, aportando equipamentos e pessoal técnico.

Inicialmente farão parte da força-tarefa o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS/CCS), o Laboratório de Virologia Aplicada (MIP/CCB) e o Laboratório de Protozoologia (MIP/CCB), podendo ser ampliado o número de laboratórios envolvidos de acordo com a necessidade de ampliação do número de testes a serem realizados.

Nesta fase inicial, os equipamentos de PCR em tempo real (qPCR) a serem utilizados no âmbito do CCB foram cedidos pelo Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia (LAMEB), pelo Laboratório de Imunobiologia (LIDI/MIP), pelo Laboratório de Virologia Aplicada (MIP)  e pelo Laboratório de Imunologia Aplicada à Aquicultura (LIAA/BEG) do CCB.

Agradecemos imensamente a imediata e voluntária disponibilização de equipamentos, de insumos e de oferta de mão de obra de inúmeros pesquisadores, professores, laboratórios e grupos de pesquisa de diferentes unidades da UFSC.