Mulheres que protagonizam a ciência Brasileira: Profa. Dra. Ana Lúcia Rodrigues

11/03/2020 10:35

A organização de mídia Gênero e Número criou o Open Box da Ciência, uma plataforma que através de um levantamento sobre a presença de mulheres no ambiente acadêmico identificou as 250 mulheres que protagonizam a pesquisa brasileira. A iniciativa contou com o apoio do Instituto Serrapilheira e extraiu dados da plataforma Lattes para criar um algoritmo capaz de pontuar as pesquisadoras a partir de critérios como a quantidade e impacto dos artigos publicados, prêmios recebidos, participação e organização de eventos científicos, entre outros. Com a pontuação em mãos, foram selecionadas as 50 mulheres que obtiveram as maiores pontuações nas áreas de ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências da saúde, ciências sociais aplicadas e engenharias. Entre elas destacamos a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dra. Ana Lúcia Severo Rodrigues, listada como uma das 50 mulheres com maior destaque na área das Ciências Biológicas.

A profa. Dra. Ana Lúcia S. Rodrigues é Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (UFRGS, 1987), e Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba (UFPR, 1996). Seu ingresso na UFSC se deu em 1992 para atuar como docente do Departamento de Bioquímica do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Atualmente, é professora titular do Departamento de Bioquímica, orientando estudantes de graduação e pós-graduação pelos Programas de Pós-graduação em Neurociências e em Bioquímica da UFSC.

Ao longo de sua carreira científica, totalmente desenvolvida no Brasil ela começou a estabelecer uma nova linha de pesquisa focada na Neurobiologia da Depressão, que busca compreender os mecanismos biológicos deste transtorno e o potencial de compostos endógenos e derivados de plantas com potenciais propriedades antidepressivas. Atualmente ela é bolsista de produtividade do CNPq nível 1B e seu grupo de pesquisa é formado por uma equipe multidisciplinar treinada em diferentes técnicas, como análise comportamental, expressão de proteínas e atividade enzimática, cultura celular e avaliação morfológica em modelos animais de estresse e depressão. Sua produção científica conta com mais de 200 artigos em revistas internacionais, 12 capítulos de livros, e cerca de 9500 citações, demonstrando a relevância dos trabalhos para a área (índice h de 56 no Google Scholar). Atualmente, ela é membro do corpo editorial do periódico Journal of Psychiatric Research  e atua como revisora em mais de 110 periódicos internacionais.

Concomitantemente com a pesquisa, ela dá aulas para estudantes de graduação e pós-graduação com dedicação e paixão. Entre os mais de 50 mestres e doutores supervisionados pela profa. Ana Lúcia, temos professores e pesquisadores que formaram grupos independentes, professores de ensino superior e pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa em diferentes instituições dentro e fora do Brasil. Assim, durante esses anos, a profa. Ana Lúcia teve um enorme impacto na formação científica e educacional de vários alunos, orientando e incentivando-os a aproveitar as oportunidades oferecidas no ambiente acadêmico para fazer a diferença na ciência brasileira e internacional.