Inauguração dos blocos e subestação do CCB – Córrego Grande

20/12/2018 08:56

O aniversário de 58 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi marcado pela entrega da obra do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A solenidade de inauguração foi realizada às 12 horas desta terça-feira, 18 de dezembro. O evento contou com a presença do reitor, Ubaldo Cesar Balthazar, da vice-reitora,  Alacoque Lorenzini Erdmann, pró-reitores, secretários, diretores de centro, servidores e alunos.

A obra inaugurada representa um investimento de mais de R$ 40 milhões, com uma área de aproximadamente 13 mil metros quadrados, uma das maiores construções já executadas na UFSC. São três novos blocos de salas administrativas e laboratórios que levaram cerca de cinco anos para serem concluídos.

“É um sonho antigo que hoje estamos entregando”, enalteceu o reitor durante a inauguração no CCB. Balthazar lembrou a trajetória e os inúmeros integrantes da comunidade universitária que contribuíram para realização de uma das maiores obras já executadas na UFSC, além de citar os representantes de Santa Catarina no Congresso Nacional e os gestores de órgãos governamentais que fomentaram o avanço e a concretização do projeto.

Características da obra do CCB

A expansão do CCB localizada no Córrego Grande, em Florianópolis, é constituída por três blocos (E, F, G) e uma subestação de energia elétrica (3.500 kVA). A edificação possui sete elevadores e três escadas protegidas, todos os pavimentos são atendidos por sanitários masculinos e femininos, sanitários para pessoas com necessidades especiais (PNE) e vestiários. A obra iniciada em janeiro de 2014 tem uma área de mais de 13 mil metros quadrados e está orçada em mais de R$ 40 milhões. “É uma das maiores obras já executadas na UFSC”, afirma o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras (DFO) da Universidade, Rodrigo Bossle Fagundes.

O Bloco “E” é composto de ambientes destinados a secretarias de departamentos de Graduação, Pós-Graduação e Ensino a Distância (EaD), coordenadorias de cursos de graduação, coordenadorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenadoria de apoio pedagógico, sala de informática, salas de apoio, salas de estudo, salas de reuniões, salas da direção e vice-direção do Centro, Centro Acadêmico, cantina e auditório. Os Blocos “F” e “G” são compostos basicamente de laboratórios e gabinetes de professores.

Atualmente, o Centro tem a sua estrutura física espalhada por diferentes partes do campus e há algum tempo algumas edificações apresentam limitações e condições difíceis, especialmente em relação à estrutura física. Conforme o diretor do CCB, Alexandre Verzani Nogueira, o centro atende a inúmeros cursos de distintos Centros de Ensino da Universidade e a comunidade do CCB espera por melhorias e por condições mais adequadas há algumas décadas. “Essa expansão da área é muito importante, pois, vamos ter novas instalações que darão melhores condições para desenvolvermos atividades de forma mais integrada e otimizada”, explicou.

Ainda de acordo com Nogueira, a gestão de oito departamentos e 11 programas de pós-graduação impõe desafios relacionados a uma dinâmica permanente de expansão e atendimento de demandas. “Vamos melhorar muito as nossas condições em relação a laboratórios de pesquisa, somos um dos centros de maior produção científica da Universidade, e as novas instalações vão proporcionar melhorias significativas em relação à quantidade e qualidade de espaços para realização de estudos”, destacou. O diretor do CCB ressaltou que a conquista de uma das melhores estruturas de pesquisa do país é fruto do trabalho conjunto e coletivo de diversas administrações. “Ninguém faz nada sozinho, é preciso reconhecer que essa é uma conquista de muitas pessoas que passaram pela UFSC ao longo dos anos”, concluiu.

Ocupação gradativa da edificação

A entrega realizada nesta terça-feira (18) dá início a uma fase de transição e ocupação gradativa e planejada das instalações que se darão ao longo dos próximos 90 dias, constando a finalização de alguns detalhes relacionados ao acabamento da obra, além de demandas burocráticas em órgãos como a Prefeitura, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

Obras de infraestrutura de esgoto e rede de água serão realizadas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), sendo que, a demanda foi encaminha há algum tempo pela Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente (Seoma) da UFSC e a expectativa é que os serviços sejam executados o mais breve possível. Algumas especificidades da região em que a UFSC está instalada impossibilitaram a resolução da demanda em um período mais curto. A previsão é que antes do início do ano letivo de 2019 os tramites burocráticos e questões pendentes estejam sanadas para utilização efetiva das instalações pela comunidade universitária.

Mais informações sobre a obra podem ser acessadas em: http://dfo.seoma.ufsc.br/blocosccb/

Camila Collato / Comicom / UFSC Blumenau

Nicole Trevisol / Agecom / UFSC