Educação a Distância ganha destaque no Centro de Ciências Biológicas

07/11/2012 17:02

Educação a Distância ganha destaque no Centro de Ciências Biológicas

Com a diversificação de métodos de ensino no Brasil, a Educação a Distância (EAD) tem se destacado, compreendendo aproximadamente 128 instituições em todo o país que utilizam essa modalidade de ensino. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi uma das instituições pioneiras nessa modalidade de Ensino. Os professores mantêm o nível de qualidade do ensino presencial, realizando atividades intensivas nas aulas realizadas na universidade.

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a Distância é uma experiência recente no Centro de Ciências Biológicas (CCB), e os bons resultados são provenientes da parceria entre a UFSC e as prefeituras dos municípios onde se localizam os polos presenciais.

De acordo com a Coordenadora do Curso, professora Maria Márcia Imenes Ishida, a implantação de novos polos exige a instalação de estrutura específica. “A infraestrutura do polo é responsabilidade do município que requer o curso”, ressalta. Quanto ao espaço físico, são necessárias salas de videoconferência, estúdios para as videoaulas, além de todo o conteúdo de mídia, que permite aos alunos realizar experimentos mesmo fora da sala de aula comum.

O Curso se baseia na oferta de, em média, seis disciplinas por semestre, totalizando nove semestres. Cerca de 30% da carga horária total do curso é presencial. Já os outros 70% de atividades são a distância e utilizam a internet para sua realização e são desenvolvidas pelos alunos em um ambiente virtual.

Etapa a distância

As atividades a distância são desenvolvidas utilizando as ferramentas disponíveis na plataforma moodle – videoaulas, chats, fóruns de discussão, entre outros – visando assim aprimorar a qualidade do ensino com as ferramentas disponíveis para este tipo de modalidade.

Etapa presencial

As aulas presenciais ocorrem nos polos e no campus da UFSC. Nessas oportunidades os professores privilegiam a parte prática das disciplinas. Os polos são equipados com biblioteca e laboratórios, sendo os equipamentos mais complexos utilizados durante a modalidade presencial na UFSC.

Docência coletiva

De forma diferenciada, o EaD requer um trabalho coletivo envolvendo uma equipe multidisciplinar composta por professores, tutores, designers, técnicos em vídeo, técnicos em informática, entre outros. Para atuarem na Educação a Distância, os tutores e professores fazem uma formação específica no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) do CED, buscando aprimorar os conhecimentos e manuseio das ferramentas tecnológicas.

A mediação pedagógica dos alunos da Educação a Distância é feita por tutores que são de dois tipos: tutor presencial, que atua no polo, em uma proporção de um para cada 25 alunos e tutor a distância, que atua na UFSC, na proporção de um para cada 50 alunos, por disciplina.

Para a Coordenadora de tutoria, professora Leila da Graça Amaral, as novas tecnologias auxiliam para a qualidade do ensino, mas o tutor deve ter atenção para responder as dúvidas dos alunos. “Durante as videoconferências, os alunos têm a oportunidade de interagir com os professores em tempo real, tanto para manifestar suas dúvidas, como para realizar outras atividades interativas”, diz.

Histórico

A primeira turma iniciou no 2º semestre de 2007, no polo de Pato Branco (PR) e hoje o Curso possui 66 alunos distribuídos em quatro polos, oriundos de um vestibular específico. Os outros polos de ensino estão situados em Araranguá (SC), Canoinhas (SC) e Tubarão (SC).

No mês de agosto deste ano, ocorreu a primeira formatura da turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância do polo de Pato Branco.

Novidade

No mês de outubro, com abertura de Edital pelo MEC, para oferta e reoferta de novas turmas, o CCB encaminhou a proposta de segunda edição do Curso para os municípios de Araranguá e Canoinhas em SC e primeira edição para Concórdia (SC) e Tapejara (RS), com início no segundo semestre de 2013, disponibilizando 50 vagas para cada um.

Daniel Lemes e Michele de Mello
Bolsistas de Jornalismo na Direção do CCB