Centro de Ciências Biológicas se destaca por sua contribuição institucional

02/10/2012 16:45

Centro de Ciências Biológicas se destaca por sua contribuição institucional

O CCB se destaca na produção científica e divulgação de publicações relevantes para a sociedade. Com 36 anos de história, o centro é por responsável por um curso de graduação e 10 programas de pós- graduação , envolvendo as áreas de conhecimento das Ciências Biológicas. O CCB é composto por oito departamentos: Biologia Celular, Embriologia e Genética, Botânica, Bioquímica, Ciências Fisiológicas, Ciências Morfológicas, Ecologia e Zoologia, Farmacologia, Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Os profissionais do Centro apresentam vocação, formação e significativa atuação em diversas áreas do conhecimento das Ciências da Vida.

Alunos da 1ª fase de Odontologia estudam no Laboratório de Anatomia

Destaque e excelência acadêmica

No Ensino, o CCB é responsável pelo Curso de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) presencial e pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade à distância e ainda por dez Cursos de Pós Graduação: Biologia Celular e do Desenvolvimento, Biologia Vegetal, Bioquímica, Biotecnologia e Biociências, Ecologia, Farmacologia, Neurociências, Multicêntrico em Fisiologia, Mestrado Profissional em Perícias Criminais e Ambientais, Mestrado Profissional em Farmacologia.

Estrutua óssea de animal faz parte do acervo de anatomia do centro

O CCB ainda participa juntamente com o CFM e o CED do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Os espaços do CCB não são apenas ocupados por alunos matriculados neste centro. Ele atende também ao CFH, CCA, CDS, CCS e CTC. Ao todo, nove mil alunos utilizam os espaços deste centro de ensino.

Para a coordenadora da graduação, a professora de Bioquímica Maria Risoleta Freire, o Centro se destaca também pela atuação abrangente dos seus profissionais em diversas áreas do conhecimento, consideradas de relevância institucional. “Os alunos de graduação começam muito cedo a trabalhar junto aos laboratórios de pesquisa, devido a estágios e projetos. Desta forma, as oportunidades que os alunos têm em função ao comprometimento dos docentes com as atividades de pesquisa e de extensão, resultam num bom desempenho no aprendizado dos acadêmicos ”, ressalta a professora.

Aulas laboratorias são frequentes no CCB

Segundo o vice-coordenador do Curso, o professor de Ciências Biológicas, Alcir Luiz Dafre, são muitos os bons resultados em concursos públicos. ”Em 2010, um ex- aluno da graduação ganhou o primeiro lugar em um disputado concurso da empresa Petrobrás. Temos uma graduação e formação excelente é só comprovar os objetivos alcançados por nossos alunos”, ressalta o vice-coordenador.

Daniel Lemes e Michele de Mello
Bolsistas de Jornalismo na Direção do CCB