Empresa Júnior SIMBIOSIS é parte atuante no CCB

25/10/2012 11:57

Empresa Júnior SIMBIOSIS é parte atuante no CCB

A preservação do meio ambiente é um dos temas abordados nas aulas dos cursos do CCB e também faz parte do cotidiano da Empresa Júnior SIMBIOSIS. A proposta faz parte de um projeto de extensão do curso de Ciências Biológicas e também é aberta a outros estudantes da UFSC. A ideia surgiu em 2004 como uma forma de contemplar assuntos que não eram abordados em sala de aula, preparando o estudante, após a formação, não só para atuar na área acadêmica, como também no mercado de trabalho.

Cursos complementares de gerenciamento e estudos ambientais foram atividades ministradas dentro da empresa. Para a presidente da SIMBIOSIS e estudante da 6ª fase de Ciências Biológicas, Franciele Dutra, a inovação e a prática são boas oportunidades para a carreira profissional. “Com a empresa júnior descobri que posso inovar no mercado de trabalho e que na prática existem diferentes oportunidades de crescimento” conta a estudante.

Cases de Sucesso

Após uma reformulação em 2010, a empresa trabalha hoje em duas frentes: o licenciamento ambiental e a elaboração de planos de manejo em unidades de conservação. Com esse objetivo os projetos passaram a ser executados. Dentre eles, o que mais se destaca é o realizado nas cidades de Bombinhas e Porto Belo, no qual a SIMBIOSIS faz parceira com o museu universitário e estudantes de geografia e biologia, na elaboração de um plano de manejo para áreas de preservação nos dois municípios. Outro exemplo de sucesso é a trilha ecológica criada há quatros anos no Sapiens Park, que existe até hoje.

Para a presidente da Empresa, Franciele Dutra, ganhar espaço no mercado e buscar novos clientes são atualmente os principais objetivos da empresa. O projeto sempre recebeu apoio dos professores e tem destaque dentro da disciplina “Ciência e Profissão” para divulgar as atividades e buscar novos membros para a equipe.

Daniel Lemes e Michele de Mello
Bolsistas de Jornalismo na Direção do CCB