Pesquisa LAPOGE – Pesquisa catarinense sobre a relação entre gene da obesidade e o câncer de mama recebe prêmio internacional

06/08/2012 17:59

O estudo da relação entre o gene da obesidade e o câncer de mama rendeu a pesquisadoras de Florianópolis um prêmio em um congresso internacional em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Lia Kubelka de Carlos Back, diretora científica do laboratório Biogenetica especializado em Diagnóstico Molecular e Medicina Genômica, Patrícia Amorim da Cunha, estudante de Biologia da UFSC, e Aline Fernandes Sereia, bióloga, foram as únicas brasileiras premiadas no encontro anual do American Association for Clinical Chemistry (AACC). O congresso reúne importantes laboratórios de todo o mundo.

A pesquisa foi reconhecida como um instrumento que pode ser usado no diagnóstico do câncer de mama. De acordo com Lia, o objetivo é verificar se no Brasil o gene MC4R, que identifica a obesidade, como um fator de risco para o desenvolvimento de um tumor. A pesquisa foi feita em parceria com o Laboratório de Polimorfismos Genéticos da UFSC, supervisionado por Ilíada Rainha de Souza.
Durante dois anos, foram analisados os materiais genéticos de 200 pacientes do Hospital Universitário, metade deles com câncer de mama e outra parte saudáveis. A diretora científica explica que, embora haja relação entre o gene da obesidade com o câncer, nem toda pessoa com sobrepeso pode desenvolver a doença.

— A análise genômica verifica quais são as pré-disposições que uma determinada pessoa pode desenvolver. Isso permite que o estilo de vida possa ser mudado e a doença evitada. Além disso, pode identificar porque determinado tratamento não surte efeito em um paciente, por exemplo — explica Lia.

Veja a matéria no DC: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/07/pesquisa-catarinense-sobre-a-relacao-entre-gene-da-obesidade-e-o-cancer-de-mama-recebe-premio-internacional-3832608.html