Debate sobre o Plano Diretor Participativo da UFSC – Leitura Técnica Preliminar

23/04/2012 10:44

Convite à comunidade universitária:

DEBATE SOBRE O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DA UFSC – LEITURA TÉCNICA PRELIMIAR
O Comitê de Uso Racional de Recursos, órgão ligado à Secretaria de Planejamento e Finanças, convida à comunidade universitária para participar do ‘Debate sobre o Plano Diretor Participativo da UFSC – Leitura Técnica Preliminar’, a realizar-se nos dias 25 e 26 de abril, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, a partir das 8h30min. [Veja a programação no site http://planodiretor.ufsc.br/].
O Plano Diretor Participativo da UFSC objetiva estabelecer um conjunto de diretrizes, construídas coletivamente, para uso e ocupação dos espaços da instituição, compreendendo questões relacionadas à mobilidade, à segurança, à integração com a comunidade, à acessibilidade, à infraestrutura, ao uso racional de recursos e à temática ambiental.
Para poder elaborar a proposta do Plano Diretor da UFSC, vários estudos estão sendo realizados pelo Comitê e seus subcomitês, tanto de caráter técnico-científico quanto de caráter participativo, de modo a colher as informações da comunidade que de alguma maneira interage com a UFSC.
A elaboração do PDP da UFSC segue o princípio da gestão democrática e participação comunitária. No dia 28 de setembro de 2011, o Comitê fez o lançamento do processo participativo. Na ocasião, o professor Elson Manoel Pereira do Departamento de Geociências, Coordenador do Subcomitê de Uso e Ocupação do Solo, apresentou a proposta para o processo de elaboração do Plano Diretor Participativo, que foi submetida para validação dos presentes. Após um período de estudos, seguindo as etapas do processo de elaboração do PDP, o Comitê realiza neste momento a segunda atividade pública, apresentando uma leitura técnica preliminar realizada nos subcomitês. O debate presencial será realizado nos dias 25 e 26 de abril, no entanto, o Comitê continuará recebendo sugestões e opiniões até 25 de maio de 2012, pelo formulário eletrônico do site http://planodiretor.ufsc.br/ e pela urna instalada no Hall da Reitoria. Os dados colhidos serão publicados no mesmo sitio e subsidiarão o trabalho dos subcomitês. Até final do primeiro semestre a comunidade universitária deverá ser convidada a participar de mais uma etapa pública. Agora só falta você! Faça a sua parte, participe deste processo!
Mais informações: Prof. Roberto Lamberts [], telefone 3721-4986, e no site http://planodiretor.ufsc.br.

Ana C. G. Montero, Me.
——
Assessora de Comunicação Educativa da Secretaria de Planejamento e Finanças – ACE/Seplan
Seção de Apoio ao Sistema de Comunicação Educativa da Agência de Comunicação – Comunica/Agecom
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA