MEC faz chamada publica para projetos de pesquisa e inovacao

27/08/2014 15:49

Remetente : 8 – GERENCIA DE PROJETOS
Referente a : MEC FAZ CHAMADA PUBLICA PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVACAO
As inscricoes podem ser feitas ate 23 de outubro

A Secretaria de Educacao Profissional e Tecnologica (Setec) do Ministerio da Educacao, em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq), publicou nesta segunda-feira, 25, chamada publica para selecao e financiamento de projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento cientifico, tecnologico e de inovacao. As inscricoes podem ser feitas ate 23 de outubro.
As propostas selecionadas terao 24 meses de duracao e o investimento global e de R$ 40 milhoes, distribuidos em parcelas em 2014, 2015 e 2016. A iniciativa, que envolve o MEC, com a atuacao da Setec, e o Ministerio da Ciencia, Tecnologia e Inovacao, com o CNPq, integra a politica de inovacao e educacao tecnologica da rede federal para o fomento da formacao de recursos humanos qualificados.
O apoio governamental e destinado a quatro linhas de pesquisa. A primeira foca em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovacao que visem a solucao de problemas do setor produtivo; a segunda, em melhoria continua e no aumento da competitividade de empresas, associacoes e cooperativas. No caso desses dois itens, as empresas beneficiarias devem contribuir com, no minimo, 10% do valor da verba publica empregada.
A terceira linha e a preparacao de estudantes da educacao profissional dos institutos federais para competicoes de conhecimento e competencias tecnicas de abrangencia regional, nacional e internacional, e a ultima, de projetos elaborados e executados por professores com a participacao obrigatoria de alunos de cursos tecnicos, com foco na solucao de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitaria.
Para orientar a elaboracao de propostas, a chamada publica relaciona 27 areas de interesse, entre as quais, aeroespacial e defesa, alimentos, biotecnologia, energias renovaveis, gastronomia, mineracao, industria naval, construcao civil, energia, tecnologias para o etnodesenvolvimento em terras indigenas.
Exigencias – Para apresentar projeto, o candidato deve cumprir uma serie de requisitos, tais como: ter o curriculo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado; ser professor, pesquisador, servidor tecnico, desde que vinculado a um dos 38 institutos federais de educacao profissional e tecnologica presentes em todos os estados e no Distrito Federal. No caso de servidor aposentado, o profissional precisa comprovar na Plataforma Lattes que mantem atividade academico-cientifica e apresentar declaracao da instituicao executora do projeto concordando com sua participacao. As propostas podem ser apresentadas ate 23 de outubro deste ano.

Financiamento – Os recursos desta chamada publica se destinam ao custeio, capital e bolsas. O custeio compreende itens como material de consumo, servicos de terceiros, passagens e diarias; a verba para capital e destinada a equipamentos, material permanente e bibliografico. As bolsas tem quatro modalidades: desenvolvimento tecnologico e industrial (DTI), extensao no pais (EXP), apoio tecnico em extensao no pais (ATP) e iniciacao tecnologica e industrial (ITI).
(Ionice Lorenzoni/MEC)