Evento de Promoção da Cultura Oceânica foi realizado no hall e auditório do Centro de Ciências Biológicas

07/11/2022 08:31

No dia 04 de outubro, a equipe do Laboratório de Crustáceos e Plâncton da UFSC (CCB/ECZ, @lab.crustaceos.plancton https://lcpufscbio.wixsite.com/my-site), coordenado pela prof.ª Andrea Santarosa Freire, organizou um evento de promoção da Cultura Oceânica no hall e auditório do Centro de Ciências Biológicas. No evento, associado ao Projeto AtlantECO – Programa H2020, União Europeia, foram abordados os temas centrais de pesquisa do projeto, o Microbioma do Oceano, composto pelo plâncton e suas interações ecológicas, e a Plastisfera, comunidade formada por uma vasta variedade de microrganismos que colonizam os pedaços de plástico no oceano.

As integrantes do projeto responsáveis por esse evento de extensão, Mariana Silva Corrêa, e Luísa Lemr Peres, ambas estudantes do curso de Ciências Biológicas, Gabriela Rodrigues Silveira e Blenda Barbosa da Silva, recém formada e aluna do curso de Oceanografia e Andrea Green, pesquisadora do projeto AtlantECO associada ao PPGEcologia, receberam estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen (bairro Estreito) dos períodos matutino e vespertino. Os estudantes vieram acompanhados pela gestora da escola, Luciane Neves, e por três professoras. Ambas as turmas receberam explicações sobre como a poluição por plásticos nos oceanos impacta os animais marinhos e as teias alimentares, o que é o plâncton e a importância do microbioma marinho para a saúde do planeta.

A estrutura do evento foi composta por diferentes materiais visuais a fim de facilitar a compreensão dos estudantes sobre os assuntos abordados pela equipe do AtlantECO. Os materiais utilizados para a divulgação científica foram banners, painéis, exposição de lixo plástico encontrado em praias da costa Catarinense, rede de coleta de plâncton e visualização de plâncton vivo por meio do microscópio Curiosity e um projetor. Além desses materiais expositivos, o evento também realizou uma oficina de Educação Ambiental, oferecendo materiais como folhas, lápis de cor e canetas hidrocores, para os estudantes registrarem suas impressões sobre o ambiente marinho e aquilo que aprenderam com as explicações fornecidas pelas integrantes a respeito do microbioma e da poluição por plásticos nos oceanos.

A participação dos estudantes, tanto no período da manhã quanto da tarde, foi marcada pela manifestação de diferentes conhecimentos que os próprios estudantes trouxeram para o evento, bem como pelo entusiasmo das novas descobertas, principalmente durante a visualização de organismos planctônicos vivos.

O evento possibilitou que estudantes de uma escola situada em um bairro afastado da UFSC conhecessem esse espaço importante de produção de conhecimento científico e, mais especificamente, acessassem um conhecimento valioso para quem deseja proteger os oceanos: a contribuição ecológica do plâncton para a saúde do planeta e o impacto da poluição plástica no ambiente marinho.