Microscópio Confocal instalado no LAMEB / CCB

20/04/2021 17:29

“O microscópio confocal Leica foi adquirido com recursos CT-Infra, de projeto emanado do CCB, e estava instalado no LCME sendo agora transferido ao LAMEB. Após alguns ajustes de instalação e operacionalização, ele será liberado para agendamento de uso por parte de toda a comunidade acadêmica do CCB e da UFSC.

Este equipamento de alto custo é equipado com 5 lasers e tem capacidade de detecção simultânea de 3 faixas de fluorescência e um canal de luz transmitida. Ele permite a obtenção de imagens de alta resolução através de cortes ópticos, posteriormente agrupados para reconstrução tridimensional da imagem. É, por exemplo, utilizado para observações de células e tecidos marcados com fluorocromos, estudos de colocalização, ou observação do estado fisiológico das células e tecidos.

Gostaríamos de agradecer à Direção e toda a comunidade do CCB, a PROPESQ, ao LCME, e ao SEOMA, pela ajuda enorme em todas as etapas deste importante processo. Por fim, um agradecimento especial aos ex-presidentes do LAMEB e todos do corpo técnico do LAMEB, que durante os dois últimos anos trabalharam para que esta transferência fosse realizada.”

Equipe LAMEB