Nota de Pesar: falece o professor Ari Sell, um dos fundadores do Departamento de Farmacologia da UFSC

18/11/2020 08:47

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Ari Bertoldo Sell, psiquiatra e um dos fundadores do Departamento de Farmacologia.

No final da década de 1960, quando a Faculdade de Medicina do Estado de Santa Catarina foi integrada à UFSC, a disciplina de Farmacologia era vinculada ao Departamento de Patologia. Embora com maior enfoque para o ensino de graduação, já existiam atividades de pesquisa realizadas especialmente pelos professores Ari Sell, Danilo Freire Duarte e João Harger.

Na década seguinte, com a visão de criar um departamento de ensino e pesquisa, o professor Ari foi o grande responsável por trazer de São Paulo um grupo de jovens pesquisadores que viriam a compor o futuro Departamento de Farmacologia, como os professores Reinaldo Naoto Takahashi, Gina Struffaldi Moratto, Giles Alexander Rae, entre outros.

Ari Sell faleceu nesta terça-feira, dia 17 de novembro, aos 79 anos. A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos do saudoso professor.