Aula inaugural de abertura do curso de doutorado do PPG de Fungos, Algas e Plantas

08/08/2017 15:53

Foi realizada no dia 07 de agosto de 2017, no auditório da reitoria, a cerimônia de abertura do novo doutorado do CCB: Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas. A aula inaugural foi proferida pelo Prof. Dr. Paulo Santos (UFPE) – Coordenador da área de Biodiversidade da CAPES.

Em adição a uma plateia repleta de estudantes, servidores técnico administrativos e docentes, estiveram presentes na mesa os seguintes professores: o Pró-reitor de Pós-graduação (PROPG), Sérgio Fernando Torres de Freitas; o coordenador da Pós-graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos; o representante da Câmara de Pós-Graduação do CCB, Jamil Assreuy; o chefe do Departamento de Botânica, Rafael Trevisan; e o diretor do CCB, Alexandre Verzani Nogueira.

Prestigiaram também o evento o Pró-reitor de Pesquisa (PROPESQ), Prof. Sebastião Roberto Soares; Cristine Maria Bressan, vice-diretora do CCB; e a servidora e coordenadora administrativa do CCB, Rebeca Andrade.

O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas (PPGFAP) foi criado em abril de 1999, como PPG em Biologia Vegetal (PPGBVE).

O triênio 2010-2012 foi marcado por profundas mudanças no Programa, advindas da necessidade de trazer o curso para um cenário mais incentivador e promissor, dentro da nova área de Biodiversidade da CAPES.

As mudanças foram estruturais e conceituais passando a se chamar PG em Biologia de Fungos, Algas e Plantas.

Portanto, o perfil do programa e, por consequência, do egresso, foi se ajustando às demandas e necessidades de contribuir significativamente para com o conhecimento sobre a biodiversidade e do entendimento dos efeitos das mudanças climáticas sobre esta biodiversidade. Ou seja, o PPGFAP busca a melhor forma de realizar estudos de aspectos sobre a biodiversidade dos diferentes ecossistemas onde as comunidades de algas, fungos e plantas representam elementos importantes na determinação da fisionomia e funcionamento.

Até hoje, o PPG contribuiu para a formação de aproximadamente 170 mestres, ou seja, cerca de 170 dissertações foram concluídas até o presente momento. Destas, cerca de 120 foram apresentadas a partir de 2010.

Agora o PPGFAP se propõe a formar Doutores e as perspectivas futuras posicionam o Programa de modo central e estratégico para formação de recursos humanos na América do Sul.

 

Foto: Henrique Almeida/Diretor de Fotografia da Agecom/UFSC