Neoprospecta faz acordo de cooperação com Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências da UFSC

27/04/2015 09:47

Com o objetivo de incentivar o intercâmbio técnico e científico para o desenvolvimento de pesquisas científicas, cursos, estágios, treinamentos, a Neoprospecta, empresa catarinense que desenvolveu uma tecnologia inovadora para diagnóstico de bactérias, firmou um acordo de cooperação com Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências (PPG/BTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O acordo prevê colaboração em projetos específicos e delimitados e permite que os alunos do do Programa de Pós-Graduação utilizem os recursos da Neoprospecta, como o sequenciador de DNA. A iniciativa partiu de interações entre o Curso de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSC e a Neoprospecta – uma das colaboradoras da empresa, inclusive, fez o doutorado no curso.

A Neoprospecta está constantemente estimulando seus colaboradores a buscarem novos conhecimentos. Prova disso é o alto número de pessoas capacitadas dentro da empresa: em um grupo de 23 pessoas, nove são doutores e outros dois são doutorandos – uma raridade no cenário de startups no Brasil. “Valorizamos e incentivamos o estudo entre os colaboradores para que juntos desenvolvamos tecnologias cada vez mais avançadas e eficientes no mercado”, conta o diretor-presidente da Neoprospecta, Marcos Oliveira de Carvalho.

O acordo, que foi realizado no início deste ano, tem validade de cinco anos e está sob a supervisão do Professor Marcelo Maraschin, coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia. Todas as atividades realizadas pelos participantes durante o acordo serão registradas junto à UFSC na forma de projeto de pesquisa atendendo às normas da instituição.

Sobre a Neoprospecta
A empresa surgiu a partir de um projeto de inovação desenvolvido por Marcos Carvalho e seu sócio Luiz Felipe Valter de Oliveira durante seus respectivos doutorados em Genética e Biologia Molecular, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto acabou vencendo o primeiro lugar no Prêmio Santander de 2010 e posteriormente o Prêmio Iberoamericano de Inovação e Empreendedorismo em 2011 e gerou parceria com um laboratório suíço, que possuía tecnologia de ponta em sequenciamento de DNA em larga escala, entre outras. Em 2013, a Neoprospecta recebeu aporte de R$ 500 mil de um investidor anjo e estabeleceu-se no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), onde passou por um processo de aceleração e desenvolvimento de tecnologia própria.
Saiba mais: www.neoprospecta.com.br

Marina Noceti