CAPES/NATIONAL SCIENCE FOUNDATION – NSF

09/10/2013 14:51

Remetente    : 8 – GERÊNCIA DE PROJETOS
Referente a  : CAPES/NATIONAL SCIENCE FOUNDATION – NSF

Inscrições até 02 de dezembro de 2013.

OBJETIVOS:
O objetivo do programa e aprofundar a cooperação acadêmica entre as instituições de ensino superior do Pais e a agencia governamental norte-americana NSF, no âmbito do programa “Dimensões da Biodiversidade” para Pesquisa e  infraestrutura Associada.
O programa “Dimensões da Biodiversidade” promove novas abordagens integradas para identificar e compreender o significado evolutivo e ecológico da biodiversidade em meio ao ambiente de mudanças. Esta chamada de projetos visa caracterizar a biodiversidade na Terra, usando abordagens inovadoras de integração, para preencher as lacunas mais importantes em nossa compreensão da diversidade da vida na Terra.
Uma visão ampla e atual da biodiversidade, concentra-se na integração das dimensões taxonômica, genética/filogenética e funcional da biodiversidade. Propostas bem sucedidas devem integrar estas três dimensões para entender as interações e feedbacks entre eles. Embora este enfoque complemente outros programas de financiamento oferecidos pelo NSF, a diferença e que este exige que as múltiplas dimensões da biodiversidade sejam abordadas simultaneamente, de forma original ou inovadora, para entender seus papeis sinérgicos nos importantes processos ecológicos e evolutivos.
BENEFÍCIOS:
Missões de trabalho – Consistem na concessão de ate 2 viagens de curta duração para o coordenador do projeto e/ou de docentes doutores da equipe, com duração mínima de 7 (sete) e máxima de 20 (vinte) dias.
O numero de missões de trabalho Brasil-Estados Unidos concedido a cada projeto será de no máximo 2 (duas) por ano, incluindo a participação do coordenador do projeto.
Missões de iniciação científica – Consistem no deslocamento de ate 5 (cinco) graduandos brasileiros, a fim de desenvolver atividades de pesquisa na área de interesse do Projeto, nos Estados Unidos, pelo período mínimo de 6 (seis) semanas e máximo de 12 (doze) semanas.
Recursos de Custeio – Esta prevista a concessão anual de ate R$ 10.000,00 (dez mil reais) a equipe brasileira, na forma de custeio para a execução do projeto.
Mais informações em www.capes.gov.br